(11)

(11)

Medicina do Trabalho

Gostou? compartilhe!

A medicina ocupacional ou a medicina do trabalho visa preservar a saúde e a segurança no trabalho. A medicina ocupacional tem como objeto principal a prevenção de riscos no trabalho, buscando-se minorar/evitar a ocorrência de acidentes e a exposição do trabalhador a riscos ambientais no trabalho. Como consequência desses aspectos o ambiente tem o seu grau de salubridade e de higiene aumentados, o que potencializa a qualidade de vida do trabalhador.

A avaliação do ambiente de trabalho é feita por profissionais da área da saúde como o técnico de segurança do trabalho e o engenheiro do trabalho que avaliarão inicialmente os riscos ambientais a que o trabalhador está exposto no seu ambiente de trabalho, procurando sugerindo ao empresário as medidas para eliminá-los do ambiente de trabalho. Após essa avaliação é elaborado o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

A medicina ocupacional é regulada pelas normas regulamentadoras e pela CLT. A ideia central é a de preservar a saúde dos funcionários no exercício da função, bem como evitar que alguns acidentes ocorram no ambiente.

Todo e qualquer empresa deve se manter em dia com as normas regulamentadoras. Caso não se observe as referidas normas, as empresas podem ser responsabilizadas. E geralmente se percebe a necessidade de seguir a lei somente após a realização de alguma fiscalização do trabalho ou com a imposição de uma indenização milionária em decorrência da propositura de uma ação trabalhista.

A saúde do trabalho vige também nos estabelecimentos do governo federal, estadual e municipal que também são responsáveis pelos agentes públicos.

Por fim, é importante citar que um Clínica de medicina do trabalho deve conter em sua equipe uma série de profissionais especializados em saúde do trabalho como, por exemplo, médico do trabalho, enfermeira do trabalho, auxiliares e técnicos do trabalho, fonoaudiólogo, técnico de RX, Técnico de eletroencefalograma e outros.

Clínica LACS – Especialista em medicina ocupacional

Atuante no mercado desde 1981, a Clínica LACS, especialista em medicina no trabalho, conquista cada vez mais o mercado. Entre em contato, conheça a infraestrutura da empresa e seja mais um de seus clientes.