(11)

(11)

Exames Toxicológicos

Gostou? compartilhe!

O exame toxicológico é um tipo de exame laboratorial que tem a função de verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância ilícita nos últimos 90 ou 180 dias, aproximadamente.

Esse exame tem sua importância destacada no mercado de trabalho, pois pessoas que já tiveram contato com drogas não podem ser contratadas a depender da função. Ou seja, nesse caso, os exames toxicológicos determinam se o funcionário está apto, ou não, para realizar as funções que a ele foram designadas. Dentre as substâncias que o exame toxicológico pode detectar estão: Maconha e derivados; Cocaína e derivados (inclusive crack e merla); Opiáceos (como codeína, morfina e heroína); Anfetaminas e metanfetaminas; Ecstasy (MDMA e MDA); Anfepramona; Femproporex; Mazindol.

Os exames devem ser realizados antes da admissão do funcionário e quando houver o seu desligamento. A legislação prevê a realização periódica do referido exame. Esse tipo de exame não deve fazer parte do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), não deve constar em atestado de saúde ocupacional e também não deve estar vinculado à definição de aptidão do trabalhador. Os laboratórios também precisam entregar ao trabalhador um laudo laboral detalhado com as substâncias testadas e os resultados.

O exame toxicológico deve ser desenvolvido por empresas especialistas no assunto, com amplo conhecimento, atuantes no mercado e credenciadas juntos aos Detrans dos Estados da Federação. Essas empresas são contratadas pela empresa que contratará o funcionário.

Cite-se, por fim, que a Clínica LACS detém parceria fixa com o Laboratório LABET, especialista na realização de exames toxicológicos, cuja qualidade do referido exame detém valor forense. Para adquirir o exame basta se deslocar até a sede da Clínica.

Exames realizados com qualidade você encontra na Clínica LACS

A Clínica LACS está no mercado desde 1981, desde então desenvolve serviços para diversas empresas. Entre em contato com a Clínica LACS e conheça os diversos tipos de exames que a empresa realiza.