(11)

(11)

Exames Admissionais

Gostou? compartilhe!

O exame admissional é um exame médico obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT. Os exames admissionais são responsáveis por comprovar o bom estado da saúde física e mental do funcionário que irá desempenhar funções na empresa.

O exame é iniciado com uma entrevista sobre as doenças e licenças que o funcionário obteve em empresas anteriores, dando grande importância a elas e também aos possíveis agentes nocivos a que este trabalhador esteve exposto. O médico responsável irá questionar o funcionário para saber se ele já teve alguma doença, mal-estar ou acidente de trabalho, e ou procedimentos médicos combinados à avaliação do exames complementares requeridos. Após essa entrevista o médico irá emitir o atestado saúde ocupacional - ASO.

O exame é muito importante não só para o empregado, pois se ao longo de seu trabalho ele sofrer algum tipo de moléstia ou acidente em decorrência de suas funções, ele poderá vir a ser indenizado. Entretanto, caso tenha realizado todos exames indicados para a sua função no programa e usado todos os EPI’s previstos para diminuir os riscos ambientais, a referida indenização pode ser bastante reduzida, protegendo-se, por consequência, o patrimônio da empresa.

No exame admissional, no entanto, não são permitidos, por serem considerados práticas discriminatórias: Testes de gravidez; Esterilização; Exame de HIV e entre outras hipóteses previstas na legislação e na jurisprudência trabalhista pátria.

Exame eficiente é com a Clínica LACS!

Entre em contato com a Clínica LACS agora mesmo, conheça a qualidade que a empresa possui e se torne mais um de seus clientes. São anos oferecendo soluções para os nossos clientes.