(11)

(11)

ESocial

Gostou? compartilhe!

Com o avanço da tecnologia surgiram diversos serviços que melhoraram o trabalho das empresas em diversos setores industriais e comerciais. E a fim de prestar contas ao governo federal, deixando os processos realizados na empresa mais transparentes e menos complicados, foi desenvolvido o eSocial. Muitas pessoas confundem esse processo com um novo tipo de regime de tributação, mas a realidade é que se trata apenas de uma unificação das informações que circunscrevem a empresa.

O eSocial na realidade é um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), isto é, é um sistema que permite aos empregadores comunicar ao Governo, de forma unificada, os dados relativos aos trabalhadores (vínculo empregatício, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS) e os de saúde do trabalho gerados pela empresa (PPRA, PCMSO, ASO e etc.). Ou seja, trabalhadores celetistas, avulsos, cooperados, estagiários, estatutários e autônomos terão suas informações registrada nesse sistema.

A partir de agora, com esse sistema, através de apenas uma única declaração todas as entidades competentes do governo, que antes recebiam as mesmas informações, em inúmeras obrigações diferentes, receberão as mesmas informações numa única oportunidade. São estas as entidades: Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social.

Esses arquivos deverão ser enviados ao sistema do eSocial em formato XML, que é um tipo de arquivo, cuja extensão permite o transporte via internet com uma maior facilidade devido a sua compactação. A Clínica LACS visando atender os seus clientes perante o eSocial, no que tange à fabricação e ao envio de dados ao sistema do governo federal, firmou parceria com a empresa SOITIC, especialista na fabricação de software na gestão de saúde ocupacional empresarial (Cf. o menu saúde ocupacional e saiba mais).

Esse tipo de ferramenta pode transferir com qualidade diversos tipos de dados para os respectivos órgãos regulamentadores para que a empresa, desse modo, consiga se adequar a todas as exigências e prestar contas de todos os seus serviços. Ou seja, o colaborador que tiver acesso a essa ferramenta trabalhará com um grande facilitador quando o tema for o de carregar dados no eSocial.

O carregamento desses dados no e Social já é obrigatório para muitas empresas. Porém para pequenas empresas, por exemplo EPP e MEI, esse serviço é mais flexível, ao menos, por enquanto.

Por fim, é salutar que a empresa conte com uma empresa de assessoria em medicina e engenharia ocupacional, para auxiliar a empresa na prestação dos dados de segurança e saúde ocupacional da empresa.

Envio de informações ao eSocial é com a Clínica LACS

Entre em contato com a Clínica LACS e conheça os serviços que a empresa oferece para todos aos seus clientes. São anos trazendo soluções inteligentes.